Opa Alexandre,

> Bom esse é o problema mais esquisito que eu ja vi em PZP! é o seguinte:
> Tenho um site em Plone com as seguintes configuracoes:
> Python 2.5
> Zope 2.9.5
> Plone 2.5.1

o Python 2.5 está estranho nessa lista... pois o Zope 2.9.x ainda
não tem suporte a essa versão.

> O que acontece é que o cliente ficou sabendo que um jornal local
> estava conseguindo visualizar a edição de noticias mesmo sem estar
> logado! Detalhe: ninguem nunca logou la!

Será? :-)

> Porém nao consigo reprodizir essa situação porque ao tentar acessar a
> opcao digitando /edit na url da noticia o plone nega pedindo login e
> senha oq eh o natural.
>
> Fui ate esse jornal (a pedido do cliente) e constatei realemente o
> problema, em todos os computadores do jornal nao esta pedindo login e
> senha e exibe a tela de edição, porem nao consegue salvar nenhuma
> alteracao. Em alguns casos ao clicar na notícia era redirecionado
> diretamente para página de edicao!

Isso está me cheirando a um cache agressivo de mais lá na rede
do tal jornal...

Eu apostaria que alguém logou no site a partir da rede do jornal
e editou alguns conteúdos normalmente. Agora, quando os tais
conteúdos tentam ser acessados, o que está sendo exibido é a
página local de cache e não a que está no site.

Um teste simples ajuda a comprovar/refutar essa minha teoria:
fora da rede do jornal, crie um conteúdo novo ou edite qualquer
um dos existentes. Depois volte ao jornal e tente acessar esse
mesmo conteúdo novamente. Tenho certeza que:

a) caso tenhas criado um novo conteúdo, a tela de autenticação
será exibida;

b) caso tenhas editado um dos conteúdos existentes, provavelmente
o que será exibido é a versão anterior à sua edição, isso caso
ela havia sido acessada e cacheada anteriormente, senão o que vai
aparece é a tela de autenticação também.

> Esse detalhe é que esta me pertubando o juízo: somente nos
> computadores desse jornal que esta acontecendo isso! Já testei em
> vários outros computadores com vários browsers diferentes e nenhuma
> vez aconteceu o mesmo que lá.
>
> O que vcs acham? será problema nos computadores ou é uma falha de
> seguranca no zope/plone?

Provavelmente é apenas alguma configuração incorreta de cache,
já vi isso acontecendo antes... :-)

HTH,

--

Dorneles Treméa