Olá Turma

   Bem, sou novo nessa lista de discussão e também no desenvolvimento
de aplicações para Web e como não tenho experiência nessa área venho
humildemente através desta lista de discussão pedir alguns conselhos.
   Após pesquisar exaustivamente na internet, verifiquei que o Zope é
realmente uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de
aplicações para Web e estou disposto a estudar essa tecnologia para
portar os meus sistemas legado para a plataforma Web, bem como eleger
essa tecnologia como minha ferramenta padrão de desenvolvimento para
Web.
   Entretanto, necessito de alguma ajuda para escolher o "Kit" de
desenvolvimento adequado para o desenvolvimento das minhas
aplicações. Basicamente eu desenvolvo sistema para o gerenciamento de
informações que ficam armazenadas em banco de dados Ex: Sistema de
Controle de Biblioteca, Sistemas de ERP e CRM etc
   Minhas dúvidas são :

   Para o desenvolvimento desses tipos de aplicações devo utilizar o
Zope com um produto como o Formulator ou é melhor utilizar o Plone e
alguma tecnologia para o desenvolvimento dos formulários (Não conheço
nenhuma adequada ao plone) ?

   Qual a tecnologia que utilizarei para a confecção dos relatórios ?

   Alguns sistemas legados que dou manutenção estão escritos em
Clipper, ou seja, nessa tecnologia/plataforma xBase eu tinha uma
solução de banco de dados (*.dbf,*.ntx etc), tinha uma linguagem de
programação derivada do dBase (o clipper) e tinha funções/comandos do
clipper para a confecção da interface como o usuário (... @ to, ... @
Box... etc).
   Atualmente não desenvolvo aplicações novas utilizando essa
tecnologia, pois a mesma já está ultrapassada, hoje, como solução de
banco de dados utilizo o PostgreSQL, por vantagens que não cabem aqui
serem discutidas, como linguagem de programação estou iniciando meus
estudos em Python porque conversa bem com o banco de dados e com o
Zope, que será a ferramenta para a interface com o usuário.

   Em resumo, minhas dúvidas basicamente são a de muitos
programadores que utilizavam um "Kit" de desenvolvimento para desktop
como o CA Clipper, Delphi, GTK+ e quer migrar para web utilizando o
Zope como framework de desenvolvimento.

   Quais tecnologia devo estudar ? Qual a sequência de estudo melhor,
Ex: Zope->Formulator->Plone e depois desenvolver a aplicação ou tem
outro roteiro melhor ?

Agradeço desde já a ajuda.

Saudações

Allyson Roberto Alves Cavalcanti