Opa!

On 6/26/07, allysoncavalcanti <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Olá Turma
>
>  Bem, sou novo nessa lista de discussão e também no desenvolvimento
>  de aplicações para Web e como não tenho experiência nessa área venho
>  humildemente através desta lista de discussão pedir alguns conselhos.
>     Após pesquisar exaustivamente na internet, verifiquei que o Zope é
>  realmente uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de
>  aplicações para Web e estou disposto a estudar essa tecnologia para
>  portar os meus sistemas legado para a plataforma Web, bem como eleger
>  essa tecnologia como minha ferramenta padrão de desenvolvimento para
> [...]

Posso afirmar que optou por uma das melhores plataformas da atualidade.

>     Entretanto, necessito de alguma ajuda para escolher o "Kit" de
>  desenvolvimento adequado para o desenvolvimento das minhas
>  aplicações. Basicamente eu desenvolvo sistema para o gerenciamento de
>  informações que ficam armazenadas em banco de dados Ex: Sistema de
>  Controle de Biblioteca, Sistemas de ERP e CRM etc
>     Minhas dúvidas são :
>
>  Para o desenvolvimento desses tipos de aplicações devo utilizar o
>  Zope com um produto como o Formulator ou é melhor utilizar o Plone e
>  alguma tecnologia para o desenvolvimento dos formulários (Não conheço
> [...]

Bom, o Plone conta com um framework de desenvolvimento. Para o
desenvolvimento rápido de aplicações, você pode contar com Archetypes
e como ferramenta de desenvolvimento, o archgenxml.

>  Qual a tecnologia que utilizarei para a confecção dos relatórios ?

Não posso citar uma ferramenta  específica, mas posso afirmar que você
pode criar listagens, ou relatórios, utilizando as pastas espertas do
Plone.

> [...]
>  serem discutidas, como linguagem de programação estou iniciando meus
>  estudos em Python porque conversa bem com o banco de dados e com o
>  Zope, que será a ferramenta para a interface com o usuário.
>
>  Em resumo, minhas dúvidas basicamente são a de muitos
>  programadores que utilizavam um "Kit" de desenvolvimento para desktop
>  como o CA Clipper, Delphi, GTK+ e quer migrar para web utilizando o
>  Zope como framework de desenvolvimento.
>
>  Quais tecnologia devo estudar ? Qual a sequência de estudo melhor,
>  Ex: Zope->Formulator->Plone e depois desenvolver a aplicação ou tem

Particularmente eu apostaria em Zope->Plone+ArcheTypes utilizando o ArchGenXML.
Procure pesquisar por essas tecnologias no plone.org que você
econtragará muita informação relacionada ao assunto.

Bem vindo e boa sorte,
Fernando

>  Agradeço desde já a ajuda.
>
>  Saudações