On 6/27/07, Davi Medeiros <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Oi pessoal!

Opa!

> [...]
>  dentro da pasta esperta, o que não se provou muito esperto. Daí
>  descobri que a tal pasta só faz listagens, ok. Já tinha renomeado-a
>  para Notícias (id 'noticias'), então criei uma pasta Cadastra_Noticia
>  e excluí ela da navegação, imaginando que poderia avisar aos
>  publicadores para acessarem ela direto quando quisessem publicar algo.
>
>  Tudo "certo" até aí. O problema é quando clico nas notícias que surgem
>  no portlet new, ou mesmo via parta esperta, ela abre perfeitinha mas
>  fica exibida a pasta Cadastra_Noticia lá em cima no menu horizontal.

Bom, por partes ....

Caso qq usuario acesse um objeto, o barra de menu horizontal
(breadcrumbs) vai mostrar o caminho hierarquico do objeto (ou seja,
todas as pastas do path do objeto). E isto independente da opcao de
exibir na navegacao.

Se vc nao quer q isto apareca no teu portal eh simples, nao deixe
todas as noticias em uma pasta especifica ...

Ai vc decide, igualzinho na globo =)

Dica, tem um motivo para isto ... toda a questao de navegacao do Plone
eh feita em cima da usabilidade. Exemplo de utilidade, supondo que vc
exiba as ultimas 5 noticias do teu portal em alguma listagem, como o
visitante do portal acessa as noticias de antes de ontem(que podem nao
estar listadas na tua listagem)? ele pode ter mais de uma opcao, usar
a paginacao da tua listagem(ou afim) , acessar a pasta onde estao
contidas as noticias, ou, se for um cientista que adora pesquisas, ele
pode usar a busca =)

Enfim, defendo sempre a ideia de manter algumas coisas nativas do
Plone. A usabilidade eh uma delas. Algumas pessoas saem retirando
funcionalidades/informacoes/usabilidade do Plone sem saber/entender o
pq daquilo estar ali. Outro dia estava falando do padrao Dublin
Core[1] com algumas pessoas, que se bobiar comprariam ele de mim se eu
estivesse vendendo =)

Resumindo, para tudo existe um bom motivo. Talvez nao tao bom pra te
convencer, mas eh bom saber =)

[1]http://www.google.com.br/search?q=plone+Dublin+Core&start=0&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-a&rls=org.mozilla:en-US:official
Dublin Core Elements & Additional Zope Elements
http://www.zope.org/Collectors/Zope/1521/dc_view

Abracos

--
Castardo