Foi mal , David.
Eu realmente dei uma vacilada nessa questão de padronização do Plone.
Vou tentar melhorar meu post dessa vez. :)
Sei que essa lista não é pra ficar discutindo sobre css, mais vou me
adentrar(mais um pouco) nessa discussão rapidamente.

Fiquei intrigado sobre a definições que o André demonstrou e resolvi testar.
Notei que determinadas classes não existem no contexto de alguns elementos
que você demonstrou:

#portlet-navigation-tree .visualIcon,
#portlet-navigation-tree .visualIcon a:hover,
#portlet-navigation-tree .navTreeCurrentItem {
       background: none !important;
}

Não existe nenhum elemento que possua a classe visualIcon nesse contexto.

No ambiente que eu desenvolvo eu uso:

Plone 2.1.4
Zope 2.9.7-final
Python 2.4.3

Então testei no Plone 2.5 e notei há uma pequena diferença com relação a
essa classe, no Plone 2.5.3 notei que a classe é definida.
Em suma, a definição que o André passou vai funcionar apenas no Plone 2.5.
Pra ficar realmente compatível a solução, é só fazer o megazord(desculpe
amigos da lista pela analogia).

Acho que ficaria algo como :

#portlet-navigation-tree .navTreeItem div,
#portlet-navigation-tree .navTreeItem a:hover,
#portlet-navigation-tree .navTreeCurrentItem {
       background: none !important;
}

Se quiser tirar o espaço entre o texto e a borda de cada item de navegação
adicione o que o André nos mostrou:

#portlet-navigation-tree .visualIconPadding {
       padding: 0;
}

David, se você usa o Mozilla Firefox como navegador web instale a extensão
firebug[1]. Ela realmente ajuda entender sobre css.

[1] - http://getfirebug.com

Abraço.