Entendi, eu tenho algo que vai te ajudar...
daqui apouco eu te mando um link.. com algumas dicas..

eu ate posto exemplos aqui... mais tem que ter noções se ZPT e python..

script python chamado: buscaAcao.py:

consulta = context.select_acao
(planoinves=planoinves,ano=ano,agregadora=agregadora).dictionaries()
lista = []
for i in consulta:
   descricao = i['descricao']
   #descricao = i['descricao'].decode('utf-8').encode('latin-1')
   lista.append((i['codigo'],descricao))
return tuple(lista)

ele me retorna uma tutla que eu listo no page template dessa forma:

    class="row"
    tal:define="planoinves python:request.get('planoinves', None);
                ano python:request.get('ano', None);
                agregadora python:request.get('agregadora', None);
                listAcao python:context.listAcao
(planoinves,ano,agregadora)"
    tal:condition="listAcao">

   <label>A&ccedil;&otilde;es  cadastradas</label>

       lista de a&ccedil;&otilde;es cadastradas
   <tal:loop repeat="acao listAcao">
                        id python:acao[0];
                        valor python:acao[1];"
            tal:attributes="class python:test(oddrow, 'portletItem even',
'portletItem odd')"
            class="">
           <input type="radio"
                  id="id_acao"
                  value="#"
                  name="id_acao"
                  tal:attributes="value id"
                  onclick="habilitaAcoes()" />

           <input type="text"
                  name="texto_acao"
                  id="texto_acao"
                  size="67"
                  tal:attributes="value valor;
                                  name string:texto_acao_$id;
                                  id string:texto_acao_$id" />
   </tal:loop>
   <input type="hidden" name="texto_acao" value="" id="texto_acao" />

Este código não vai funcionar se vc tentar copiar e colar no seu portal,
pois ele usa banco de dados... mais ai é um exemplo bem simple de como vc
usar script python mais zpt..

Abraços
Leonardo Miranda