Sem entrar no mérito de qual SMPT é melhor em qual distro... algumas
dicas relacionadas a Zope:

1 - Qualquer SMTP serve, o mais simples possível carrega menos o seu
servidor.
2 - Não escolha um SMTP aberto para relay... no mínimo feche ele via
firewall.
3 - Tanto faz com ou sem autenticação... o Zope lida bem com ambos.
4 - Não escolha um SMTP complexo demais, como aqueles que têm
autenticação via POP before... isso vai te complicar horrores.
5 - O padrão SMTP de envio de e-mails é bem solidificado, bem
documentado e é bem implementado na GRANDE maioria dos produtos... então
se vc escolheu um produto que não está em beta ou alfa, então se ocorrer
algum problema, procure dentro da sua aplicação ou do seu setup ou do
seu firewall antes de ficar enviando relatórios de bug.

Em algum lugar do passado, não me lembro onde nem quando, só que tive o
mesmo problema, eu me deparei com um módulo de python que abria um
processo de mini-servidor SMTP... tentei converter em um product, mas
como tinha pouca experiência no assunto, desisti e coloquei no init.d do
linux... vou ver se acho nos meus arquivos e te passo....
hummm, achei...
http://twistedmatrix.com/trac/wiki/TwistedProjects

[]'s
Takashi

allysonalves wrote:

> Caro José Henrique
>
> Bem, não quero ser rude também, mas a pesquisa no google me trará
> soluções para montar um servidor SMTP das mais variadas, o que estou
> precisando, SE NÃO FOR PEDIR MUITO, é a opinião de profissionais que
> já tiveram experiência em implantar um servidor SMTP no Linux Ubuntu e
> que queira compartilhar sua opinião com a lista.
>
> Entretanto, se o entendimento dos demais membros da lista for o mesmo
> do Sr. José Henrique, peço antecipadamente desculpas aos participantes
> desta lista e dou por encerrado esse meu pedido de ajuda/opinião.

> [...]

Responder a