Rodrigo,

Permita-me discordar, mas os tracebacks do Zope são bastante completos e
ajudam bastante na identificação dos erros.  É claro que a experiência
ajuda bastante, mas apesar de usar o Zope há algum tempo, vez ou outra
me deparo com uma mensagem de erro nova.
 Mas, na maioria das vezes, consegui encontrar o problema.

Editar scripts fora do Zope/Plone é muito fácil.  Basta ter um editor com
capacidade de fazer FTP.  Eu uso o Crimson e o PSPad, que são free e são
muito bons.  Agora, para executar só mesmo dentro do Zope.  A não ser que
seja algo genérico, que não dependa do framework (aí é só abrir a console do
python e...).

Para permitir o acesso a outros módulos leia o documento README.txt
, que está em Zope\lib\python\Products\PythonScripts.  Você também
pode obter mais informações na API do Zope (
http://www.plope.com/Books/2_7Edition/AppendixB.stx#0-16).

Espero ter ajudado.

Zénrique.

Responder a