Opa,

Concordo com o Sidney, aqui existe muita gente que trabalha com o Zope/Plone
que poderiam até decidir o rumo das coisas.

Xiru com relação a novas skins  eu estou desenvolvendo uma e é trabalhoso
tem que ter um conhecimento maior, como Daniel mostrou em um tutorial no
Tchezope [1] e nesse link também [2].

Eu já tive um passado sombrio com java alguns anos atrás, * Java - difícil,
Java - improdutivo e outras coisas, mas o que Sun e algumas empresas e a
comunidade fez e estão fazendo para facilitar o desenvolvimento?
Desenvolvendo IDEs para auxiliar o desenvolvimento.

Uma coisa que eu vi que é possível com o Zope e Plone 3  é em cima ou
baseado no ArchgenXml e Grok criar uma ferramenta de desenvolvimento, como
hoje em dia existe em uma monte em Java que é possível desde a manipulação
de layout a criação de novos tipos, portles, etc só no drag-and-drop, talvez
eu esteja sonhando muito alto mas quem sabe ... dêem uma olhada nessa da
própria Sun [3].

Quem sabe uma empresa ou um profissional com apoio da comunidade comece a
desenvolver uma IDE ou lago do tipo e com espaço para discussões em tanto em
inglês quanto em português.

Como já disseram "Agora as coisas já aconteceram, não voltarão.", estão para
o pessoal irão trabalhar com o Plone 3 ou os que irão  ficar na crista da
onda, vamos elaborar tutoriais, ajudar na migração de alguns produtos ou
criar novos, etc o Tchezope está lá esperando material.

[1]
http://www.tchezope.org/documentacao/tutorial/customizando-viewlets-no-main_template

[2]
http://plone.org/documentation/tutorial/customizing-main-template-viewlets/tutorial-all-pages