Caro Juliano,

A solucao é mais simples que voce pensa. Se voce quer customizar apenas a
index do site, crie um template tipo: index_view.pt e nele voce pode fazer
apenas isso:

<tal:define define="top string:top-home;">
      lang="en"
      metal:use-macro="here/main_template/macros/master"
      i18n:domain="plone">

O que isso irá resultar? Veja bem, voce ta usando o main_template, e falando
que nele, no slot column_one_slot, que é o de navegacao nao existira
conteudo.

Nas propriedades do seu portal, sete que a default_page seja index_view.

Caso ainda fique o espaço do menu, significa que a div da column_one_slot
esta com width fixa. Dai voce pode customizar isso no css.

Espero ter ajudado

Abraços

--
Ricardo Lapa Dani