Olá a todos,

não que eu esteja indo em defesa da 3PW ou tomando partido a respeito
de ninguém mais, mas achei importante deixar minha opnião.

Não é problema algum enviar emails oferecendo serviços relacionados a
Python, Zope ou Plone aqui nessa lista mesmo. Antes desse email em
questão, eu já vi o próprio Luciano e até eu mesmo enviar mensagens de
interesse público para essa lista (ofertas de cursos, serviços e mesmo
promoções) .

Sobre o incidente, acho discutivel a forma como o email da 3PW em
questão foi enviado. Se eles eles tivessem enviado a mesma coisa aqui
para a lista, acho que ninguem criticaria isso como SPAM, mas da forma
como foi feito, usando um serviço de mail marketing e enviando otimas
informações no formato de uma imagem, ficou um pouco delicado. Talvez
a discussão aqui deva se restringir ao "como" e não ao "o que".

Acredito que, desde que esse seja um direito de todos os que
participam da comunidade e que seja feito com responsabilidade e
ética, não existe problema algum em enviar mensagens sobre Python,
Zope e Plone para essa lista. Encaro essa questão como uma necessidade
da comunidade: é preciso divulgar o Python, o Zope e o Plone; é
preciso ministrar cursos para isso acontecer e termos cada vez mais
profissionais capacitados; é preciso manter nossa tecnologia em
evidencia fomentando os serviços à ela relacionados e essa lista é um
ótimo canal nesse sentido (assim como a DJango Brasil, Python Brasil,
etc). Os que assinam essa lista estão aqui pq estão interessados em
Python, Zope e Plone, e a oferta de um curso de Plone não é off-topic.

Eu acho que, todo mundo que quiser divulgar cursos ou serviços
relacionados com Python, Zope e Plone pode fazer isso aqui, sem
maiores problemas. Apenas não será tolerado nenhum tipo de afirmação
(e antes que alguém diga que é o caso, digo que não o é) a respeito de
"meu curso é melhor que o seu" ou "o serviço da empresa em questão não
é bom". O que acho válido sim são declarações como as que vi nessa e
em outras diversas oportunidades de pessoas que assistiram o curso,
usaram o serviço e o recomendam. Discussões sadias nesse sentido serão
incentivadas de minha parte.

Um abraço,

Fabiano Weimar
Moderador