On Nov 29, 2007 10:31 AM, xiru <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Não é problema algum enviar emails oferecendo serviços relacionados a
> Python, Zope ou Plone aqui nessa lista mesmo. Antes desse email em
> questão, eu já vi o próprio Luciano e até eu mesmo enviar mensagens de
> interesse público para essa lista (ofertas de cursos, serviços e mesmo
> promoções) .

Sim, Xiru, isso já foi discutido aqui e todos concordamos que é uma
prática aceitável e até desejável que empresas fornecedoras de
serviços ligados a Plone e Zope anunciem seus serviços aqui, desde que
não haja abusos ou excessiva repetição.

> Sobre o incidente, acho discutivel a forma como o email da 3PW em
> questão foi enviado. Se eles eles tivessem enviado a mesma coisa aqui
> para a lista, acho que ninguem criticaria isso como SPAM, mas da forma
> como foi feito, usando um serviço de mail marketing e enviando otimas
> informações no formato de uma imagem, ficou um pouco delicado. Talvez
> a discussão aqui deva se restringir ao "como" e não ao "o que".

Foi somente em relação ao como a minha crítica.

> [...]
> Zope e Plone para essa lista. Encaro essa questão como uma necessidade
> da comunidade: é preciso divulgar o Python, o Zope e o Plone; é
> preciso ministrar cursos para isso acontecer e termos cada vez mais
> profissionais capacitados; é preciso manter nossa tecnologia em
> evidencia fomentando os serviços à ela relacionados e essa lista é um
> ótimo canal nesse sentido (assim como a DJango Brasil, Python Brasil,
> etc). Os que assinam essa lista estão aqui pq estão interessados em
> Python, Zope e Plone, e a oferta de um curso de Plone não é off-topic.

Concordo totalmente.

> Eu acho que, todo mundo que quiser divulgar cursos ou serviços
> relacionados com Python, Zope e Plone pode fazer isso aqui, sem
> maiores problemas. Apenas não será tolerado nenhum tipo de afirmação
> (e antes que alguém diga que é o caso, digo que não o é) a respeito de
> "meu curso é melhor que o seu" ou "o serviço da empresa em questão não
> é bom". O que acho válido sim são declarações como as que vi nessa e
> em outras diversas oportunidades de pessoas que assistiram o curso,
> usaram o serviço e o recomendam. Discussões sadias nesse sentido serão
> incentivadas de minha parte.

Também concordo.

[ ]s
Luciano