Opa Alexandre

Alexandre Chagas wrote:
> Olá amigos,
>
> Para um iniciante, qual seria os passos iniciais para aprender a trabalhar
> com banco de dados junto com o plone? Pesquisando na lista, observei que há
> recomendações para se utilizar o MySQL ou o PostgreSQL, ok.

Sim, estes são os bancos de dados relacionais mais utilizados, mas na
minha opinião de muitas outras pessoas o postgresql se sai muitissimo
melhor que o mysql ;)

Apesar de achar quase nada de tutoriais na internet sobre Plone +
+Postgresql, você verá que é simples, pois trata-se de aplicar o sql
tanto para aplicações com mysql ou postgresql, os links abaixo mostram
como criar aplicações com mysql, a partir dai vale efetuar uma buscas no
histórico da lista + google e etc... Você vai achar diversas documentações.

Ou claro, basta ir tirando suas dúvidas aqui na lista ;)

http://www.fabiorizzo.com/plone/criando-formularios-no-zope-plone-utilizando-o-banco-de-dados-mysql/
http://www.fabiorizzo.com/cursos-online/zope_mysql/criando-conexao-com-o-banco-de-dados
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1171

> Sou iniciante e não tenho a quem recorrer e preciso aprender, o que devo
> ler, por onde começar, existe algum tutorial onde me ensine a criar desde um
> formulário, inserir os dados e recuperar os mesmos?

Idem acima
> Qual a melhor forma de se aprender a fazer estas ações básicas sozinho?

A melhor forma é realmente procurar na internet, não tem outro jeito,
aqui na lista você poderá tirar dúvidas que terá durante seu
aprendizado... Procure também sobre conectores de banco de dados, pois
você vai precisar ;)
> E prometo que, quando estiver mais "expert" em zope/plone, darei minha
> contribuição na lista! "*nossa, me senti como um deputado*", mas não sou
> hein rsrsrs.

É o que esperamos de todos que participam aqui da lista!

--
#!/bin/bash
# Name: Cleber J Santos

Responder a