Olá,

recomendo que você verifique o tamanho do cache dos seus ZODB. Com
cache de tamanhos adequados a performance tende a aumentar. No
entanto, se você definir parametros de tamanho de cache de ZODB muito
grande, o consumo de memória será igualmente grande.

Um abraço,

Fabiano Weimar

--
Fabiano Weimar dos Santos (xiru)