Oi Pablo,

2008/1/24 Pablo Nogueira <[EMAIL PROTECTED]>:

> [...]
> HTTP requisição enviada, aguardando resposta...
>   HTTP/1.0 200 OK
>   Server: Zope/(Zope 2.9.7-final, python 2.4.4, freebsd6) ZServer/1.1
> Plone/2.5.3-final
>   Date: Thu, 24 Jan 2008 13:03:39 GMT
>   Expires: Mon, 26 Jan 1998 13:03:38 GMT
>   Vary: Accept-Encoding, Accept-Language
>   Last-Modified: Fri, 18 Jan 2008 22:34:38 GMT
>   Via: 1.0 squid-plone1.cpd.mre.gov.br:80 (squid/2.6.STABLE5)
>   Connection: keep-alive
>
> No mesmo caso levantando por ele a data de Expiração é 1998.  E o max-age=0.
> Reforço a pergunta dele. Isso faz com que o cache não funciona

Em CNTP, ter uma data "no passado" no cabecalho Last-Modified
significa "não faça cache". No entanto, por força de especificação
HTTP, o que vem especificado no Cache-Control tem prioridade. Nele
está escrito: "não faça cache, faça apenas cache em proxy
compartilhado". O "s" de s-maxage vem de "shared".

Você fez esse DUMP de cabecalhos autenticado? Se for, explicaria o
motivo do MISS (pois, exceto para imagens e arquivos binarios, não há
cache compartilhado para acessos autenticados).

> Fiz o mesmo teste direto no zope, sem passar pelo SQUID. E tive resultado
> parecido.
>
> Em Cache Configuration tool é possível alterar alguns headers. Não é isso?
> Qual seria o valor a ser colocado?

Se você quer fazer cache no browser tem que setar max-age diferente de
zero (mas tome cuidado, pq assim a pagina fica cacheada no browser e
antes de expirar o cache, o browser nao vai nem no zope verifica se a
pagina mudou, ele devolve direto o que esta no cache do browser...
algo efetivo, mas perigoso).

--
Fabiano Weimar dos Santos (xiru)
Weimar Consultoria