Oi Adriana,

Não tenho muita experiência com templates mas tenta o seguinte:

No Plone 3 entra no ZMI

Se queres o link  como uma tab em /portal_actions/portal_tabs/
adiciona uma action em que o "URL(Expression)" seja
string:${portal_url}/formulario

Ou

Se queres um link nas site actions em /portal_actions/site_actions/
adiciona uma action em que o "URL(Expression)" seja
string:${portal_url}/formulario

Espero ter ajudado.

--
Rui