Pessoal,

É com muita satisfação que anuncio a conclusão do Portal Intranet da Polícia
Federal[1], que foi ao ar dia 26/3/2008 e tem recebido muitos elogios e
contribuições desde então!

O projeto foi desenvolvido na Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI[2]).
Contou com o apoio da Divisão de Comunicação Social (DCS) - especialmente na
disposição do conteúdo do DPF - e de outros colegas/amigos da comunidade[3] -
que nos deram dados para que elaborássemos nosso ambiente de produção.

Para mim foi difícil ganhar a credibilidade do Zope/Plone, visto que há mais ou
menos 3 ~ 4 anos atrás uma versão do Portal em Zope/Plone não deu certo. E
também pelo fato de ser a única contratada na CTI com conhecimento em PZP, com
a "leve" missão de que "desta vez deve funcionar".

O Portal aliviou a CTI, que antes demandava analistas de sistema para qualquer
atualização no site feito em HTML! Hoje já dei treinamento para mais de 30
gestores de conteúdo. Eu mesma mantenho os servidores dos plone sites e estou
encarregada de produzir mais três sites chaves no DPF e, em um futuro próximo,
o site das subunidades.

É isso! No meu site[4] pretendo fazer o "diário" desse caso de sucesso que
passou por tantas mudanças pessoais/profissionais (3 empresas terceirizadas) e
de projeto (3 mudanças de Direção e 3 escopos totalmente diferentes).

[1] http://intranet.dpf.gov.br

[2] A CTI é uma das áreas de TI da Polícia e não teve participação no plone
site www.icfinancialcrimes.org. Aliás, parabéns a equipe INC/DPF pelo site do
evento!

[3] Agradecimentos:
* Rafahela Bazzanella por enviar os produtos, que ela desenvolveu, como idéia.
* Fábio Rizzo por me indicar ao cargo e pela conversa sobre o conector Oracle.
No final, a CTI definiu pela autenticação com LDAP mesmo.
* Jean Ferri por nos receber muito bem no Interlegis, nos permitindo conhecer o
ambiente de produção e pelas dúvidas pontuais respondidas.
* Olival Gomes e Fábio Surrage por nos receber tão bem na Câmara dos Deputados,
nos permitindo conhecer o ambiente de produção e pelas dicas de servidor, como
o Round-Robin que adotamos em produção.
* Dornéles Treméa que insiste em dizer que "nao lembro exatamente onde que eu
ajudei" mas isso faz parte do perfil dessa pessoa que admiro e que me ajudou
pontualmente quando todos os meus contatos do gmail estavam com bolinha
vermelha ou cinza.
* Alguén's que de alguma forma foi legal e não citei :)

[4] http://www.taniaandrea.com

Me perdoem o tamanho da mensagem.

Att,
Tânia Andrea