Cristina,

O Zope 2.9.8 só funciona corretamente com o python-2.4.4

Hum ... talvez você não tenha os repositórios necessário, mas acho que
existe os compiladores no CD pelo menos nas versões antigas do Ubuntu tem.

Instale o build-essential é um pacote que instala os compiladores básico,
que são dependentes para compilar o python e zope.

apt-get install build-essential

Você também pode instalar o python-2.4.4 e python-2.4.4-dev e criar um
virtual python [1].

apt-get install python-2.4.4 python-2.4.4-dev

[1]
http://peak.telecommunity.com/DevCenter/EasyInstall#creating-a-virtual-python

abraços,

Clayton