André deixa eu sugerir uma solução ...

Primeiro, não faça personalização de templates e afins via ZMI (custom
ou afins), use um tema para isto. No Plone.org tem um tutorial
passo-a-passo, que inclusive mandei na lista algum tempo atras (nao
posso procurar para vc agora), que vai tornar td mto facil.

Dica: DIYPloneStyle

Com vários temas, você pode usar o recurso de setar um tema através de
uma access rule (script python com "super poderes"). E neste caso, os
arquivos ficam completamente separados, vc tem independencia de temas
e consegue fazer com que um nao afete os outros, e vice-versa.

Para setar o teu template para se tornar a exibicao padrao de uma
canal (contexto/pasta), vc pode user o setLayout, na instalacao do teu
produto/tema vc instancia o objeto portal
(portal_url.getPortalObject()) e dispara o metodo, ex.:

portal.setLayout("pagina_inicial")

onde, pagina_inicial eh o teu template, que em file system seria o
pagina_inicial.pt ...

Se quiser fazer pela PMI, pode usar o menu exibicao e trocar o nome do
template que ele usa na url para o pagina_inicial por exemplo. Nao me
recordo agora, e de cabeca, como registrar seu template como uma opcao
ali ...

Tem esta saida que te sugeri, considero ela a mais elegante para este cenário.

Abraços

--
Castardo
ThreePointsWeb