Dayana,
visible é o estado inicial, se a transição estiver como automática no
visible realmente isso vai ocorrer.
Você poderia usar triggers, mas acho que só tem no P3.
Nesse caso o ideal é mudar o estado inicial para private e colocar a
transição automática quando o objeto for para pending, isto é o usuário
pediu publicação e voc~e recebe o e-mail.
Outra possibilidade é ver se seu script está sendo executado no After ou no
Before transition.
Fica aí a dica.
Abraços.
TOM