Olá João,
qual versão pegou?
É que andei fazendo um ZcxOracleDA(projeto que está no google code), mas
depois lá fora alguém andou fazendo (projeto que está no Zope.org).
Se for o meu, esse erro é genérico e não significa que é problema de string.
Uma tentativa é conectar via python do zope dando um
import cxOracle
assim você verifica se o componente de conexão com o banco está correto.
Por fim, pode verificar se o usuário do Zope é do Grupo do Oracle ou
vice-versa para que os processo tenha acesso às libs.
Abraços.
Boa Sorte.

--
Cordialmente,