Obrigado pela dica, fiz uns testes utilizando
o invokeFactory e o resultado foi positivo, depois
de pesquisar na net, estou tentando realizar a inserção
de conteúdo através de um script que chama um external method
que lê o arquivo e retorna uma lista com suas linhas. Darei
uma olhada no material que você postou para ter mais idéias.
Grato pela atenção,
abraço.

--- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, "Leonardo Miranda"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu