Olá,

    Meu nome é Mauro Gonçalves e faço parte da equipe de
desenvolvimento WEB de um órgão federal que está migrando o portal
Web para a tecnologia Zope/plone, tenho várias dúvidas sobre o Zope e
principalmente sobre o ZODB e não consigo respostas nem nos sites
oficiais do produto e nem em comunidades, gostaria de saber se alguém
sabe me responder as dúvidas abaixo:

1- Como são armazendos os metadados no ZODB?

2- Em quais camadas ficam o Zope, Plone e a CMF??(esquema gráfico)

3- Qual é a razão(tecnicamente falando) pela qual devemos armazenar
dados pesados como: arquivos operacionais de vídeo, imagem e grandes
volumes de documentos em SGDB relacional e não no ZODB?

agradeço e aguardo por respostas.

Mauro G. Souza