Boa tarde Mauro,

Tecnicamente falando, o ZODB tem seu armazenamento em um arquivo único,
chamado de Data.fs.
Consequentemente, todo objeto que é criado ou incluído no ZODB é inserido
dentro desse arquivo. A inclusão de grandes arquivos dentro do mesmo pode
ocasionar atraso nas retorno das buscas e no desenmpenho do servidor.

Quanto mais chegamos no final do arquivo Data.fs mais longo fica o tempo de
espera para retorno do objeto. Por isso não é indicado a utilização de
grandes arquivos. Não só para o ZODB mas pra maioria dos bancos o
aconselhável é sempre incluirmos um ponteiro (referência) para o objeto.

Abs.
Luiz Diogo

Responder a