2008/9/23 el_chapelon2000 <[EMAIL PROTECTED]>:
> Olá,
>
> Meu nome é Mauro Gonçalves e faço parte da equipe de
> desenvolvimento WEB de um órgão federal que está migrando o portal
> Web para a tecnologia Zope/plone, tenho várias dúvidas sobre o Zope e
> principalmente sobre o ZODB e não consigo respostas nem nos sites
> oficiais do produto e nem em comunidades, gostaria de saber se alguém
> sabe me responder as dúvidas abaixo:
>
> 1- Como são armazendos os metadados no ZODB?

São atributos de um objeto persistente.

> 2- Em quais camadas ficam o Zope, Plone e a CMF??(esquema gráfico)

Pense numa piramide. A base é o interpretador Python. Sobre ele, na
seguinte ordem, temos Zope, CMF, Plone.

Camadas são apenas níveis diferentes de abstração.

> 3- Qual é a razão(tecnicamente falando) pela qual devemos armazenar
> dados pesados como: arquivos operacionais de vídeo, imagem e grandes
> volumes de documentos em SGDB relacional e não no ZODB?

Eu trabalhei anos da Camara e conheço bem a estrutura deles ;-)

Essa afirmação está incorreta. Se você tira um vídeo de 1 hora de
duração e 200 MB de tamanho de dentro do ZODB e coloca num SGBD
relacional e acessa esse SGBD via Zope é PIOR  (MUITO MUITO PIOR) que
colocar o arquivo como um objeto no ZODB. O certo seria colocar isso
num servidor web como o Apache ou nginx que irá servi-lo direto do
filesystem. O como fazer isso depende essencialmente da forma como
você monta sua infra-estrutura.

Cuidado com a forma como você interpreta o que algumas pessoas lhe
dizem. Se você está preocupado em performance, não faz sentido
complicar o que é simples: servidor "large files" de um servidor
apache é algo simples. Complicado é colocar um large file como um blog
dentro de um SGBD ou colocar apenas o ponteiro da localização desse
arquivo no SGBD e ter que manter consistente o filesystem com os
ponteiros e ainda ter que servir esses dados ocupando as threads de um
application server quando o mesmo poderia ser feito por um servidor
web numa camada separada.

Decidir onde colocar os dados, se dentro do ZODB, no filesystem ou num
banco relacional sempre dependerá do balanço de uma equação:
facilidade de implementação x segurança x integridade transacional x
facilidade de backup x recursos de hardware disponiveis.

Se não estivessemos falando de Zope e Plone e estivessemos falando de
Oracle AS e Oracle BD relacional minha resposta seria exatamente a
mesma. Isso não é uma limitação da tecnologia Plone; é algo comum a
arquitetura de qualquer plataforma de application servers de grande
porte.

> agradeço e aguardo por respostas.
>
> Mauro G. Souza
>
> [EMAIL PROTECTED]

Fabiano Weimar dos Santos (xiru)
Weimar Consultoria

Hospedagem Plone, Django, Zope 3, Grok...
http://www.pytown.com