Fala Rodrigo,

Acho que vc não falou nenhuma asneira. Mas acho que não tem nenhum diagrama
de classes com todas as classes do Zope não.  Lembre-se que tudo no ZODB é
um objeto, Disse tudo. Ou seja, você tem todos os tipo de conteudo do plone
o proprio plone, todas as tool do plone, objetos do zope, segurança etc...
Fica inviável você documentar isso para uma monografia.

Em 2005 eu fiz minha monografia também com foco no desevolvimeto de um
portal. Está disponível no endereço
http://www.ccet.unimontes.br/arquivos/monografias/72.pdf

No seu caso, acho que você deve alinhar bastante com seu professor que o
Plone é um aplicativo que roda no servidor de aplicações Zope que utiliza o
banco Orientado a Objetos ZODB. Ou seja, até é possível você se conectar a
um banco relacional mas por padrão é no ZODB mesmo.

No meu caso eu utilizei banco Mysql para fazer uma módulo do sistema que
densenvolvi. E neste caso eu apresentei o MER como documentação. Também fiz
diagramas de caso de uso para demonstrar as funcionalidades que teria e os
atores /papeis envolvidos. E fiz diagramas de classes também para os tipos
de conteúdo customizados  que fiz (Archetype). Eu assumi que não estava
fazendo algo do Zero. Por isso não entreguei diagramas classe do Plone, fiz
somente do que customizei. Só que para isso minha monografia teve um foco
também no CMS, tive que contextualizar bastante, e apresentei um capitulo
inteiro sobre o plone, histórico, funcionalidades, proposito, e utilização
no governo e instituições privadas.

Eu fiz outros documentos de layout, wireframe, etc... Desta forma concluo
que você pode apresentar uma monografia sem ter que apresentar diagrama de
classes do zope/plone.

Espero ter ajudado.