Opa...
Pergunta... vc's colocaram todas as dependencias que são necessárias para o
produto ser instalado?
Sem as dependencias o PloneFormGem não aparece para ser intalado no
portal_quickinstaller

Pacotes que  precisam existir na pasta Products:

   - PloneFormGen
   - PythonField
   - TALESField
   - TemplateFields

Os pacotes PythonField, TALESField, TemplateFields que estao em
ScriptableFields
bundle <http://plone.org/products/ploneformgen/scriptablefields/>.
Acho que pode ajudar

Abraços,