Olá!

O Popoll [1] para Plone 3 vem acompanhado de um portlet configurável
por meio de /@@manage-portlets, porém eu gostaria de exibi-lo no
"miolo" do site, isto é, dentro do div#content.

A única coisa que consegui pensar foi usar o Collage para isso, porém
ele precisa ser ensinado a exibir conteúdos não-nativos.

Achei um exemplo de um módulo do plone4artists que faz isso, por meio
da técnica de criar um subpacote browser/addons [3]. Ótimo, seria só
adaptar para o Popoll: um par de arquivos, view e template. Não tão
fácil. Antes mesmo de olhar o template, percebi que a view [4]
simplesmente importa a classe AudioPageView, ou seja, bem Zope 3. O
problema é que o Collage não está tão Zope 3 assim e eu não consegui
encontrar uma view equivalente para importar.

Agradeço idéias, sei que este é um produto muito requisitado e
conseguir fazer isso serviria a muita gente.

[1] http://plone.org/products/plonepopoll/releases/2.7.0-beta1
[2] http://plone.org/products/collage/releases/1.2.0
[3]
https://svn.plone.org/svn/collective/collective.collage/trunk/collective/collage/browser/addons/