Olá Pessoal,

Estou efetuando uns testes para viabilizar a implementação de um
ambiente ZEO com Squid e Pound, para melhorar a performance de um
servidor em produção, que logo logo vai ter que ser configurado em
cluster.

Pesquisei entre várias fontes na internet, muitas delas desatualizadas
e que não me ajudaram muito. Tentei diversas configurações diferentes
e até agora não consegui muita coisa.

Fiz uma instalação, numa máquina virtual, através do instalador
unificado do Plone 2.5 e alterei os clientes para só terem acesso
interno (2 clientes - 127.0.0.1 e 127.0.0.2) pelo apache, squid e
pound, pois o apache se encarrega de entregar as páginas aos usuários.

Para que vocês possam me ajudar mais efetivamente, estou
disponibilizando os arquivos de configuração:

No apache, fiz a seguinte configuração:

<VirtualHost *:80>
        ServerName plone.com
        ServerAlias www.plone.com
        ServerAdmin [EMAIL PROTECTED]
(...)
        ProxyVia On
        RewriteEngine On
        RewriteRule ^/(.*)
http://127.0.0.1:8080/VirtualHostBase/http/%{HTTP_HOST}:80/VirtualHostRoot/$1
[L,P]

</VirtualHost>

No Squid está da seguinte forma (vou abreviar para não ficar muito
extenso):

http_port 192.168.163.128:3128 transparent
(...)
acl localhost src 127.0.0.1/32
acl zope_servers src 127.0.0.1 127.0.0.2
(...)
acl accelerated_domains dstdomain plone.com
acl accelerated_domains dstdomain www.plone.com
(...)
acl accelerated_ports myport 80 443

E no Pound está desse jeito:

User "plone"
Group "staff"

ListenHTTP
        Address         127.0.0.1
        Port            81
        xHTTP           0
End

Service
        BackEnd
                Address 127.0.0.1
                Port    8080
        End
        BackEnd
                Address 127.0.0.2
                Port    8081
        End
        Session
                Type    COOKIE
                ID      "__ac"
                TTL     300
        End
End

No Plone uso o CacheFu que acompanha a instalação padrão. Adicionei os
endereços conforme os exemplos na descrição de cada campo. Como estou
usando o mod_rewrite do apache, não mexi nada no VHM.

Mas o engraçado é que em uma das confs que testei com uma alteração no
VHM os meus requests/s subiram para 160, mas desta forma, teria que
adicionar manualmente os hosts para cada site, uma vez que utilizo uma
instância do zope servindo vários plone sites, sem a necessidade de
utilizar vários domínios.

Agradeço antecipadamente a todos!

Responder a