Obtive uns avanços...

Onde tinha a chamda widget[1], substitui por tal: replace [2]

Então, consegui retirar DESCRIPTION.
Porém o título, ficou sem a propriedade de poder editar na própria VIEW.

Obrigado pela dica inicial.

Abraços.

[1]
            <metal:field use-macro="python:here.widget('title',
mode='view')">
            Title
            </metal:field>
[2]