2009/2/5 Fabiano Weimar dos Santos <xirumacan...@gmail.com>:

> É... gosto não se discute mesmo.

Yup =)

> IMHO se fosse para fazer algo como o que o pound se propõe, o ideal
> mesmo era fazer com balanceadores de carga implementados em hardware,
> como um switch layer 7 ou um balanceador específico, que faça
> inclusive isolamento de seção. Já implementei uma instalação assim
> também; fica legal :D

Sim, sim... também já fiz isso e fica muito massa - desde que quem
compre o balanceador lembre do suporte a sticky sessions =)

> O que eu acho discutível é criticar o Squid quando sabemos que na
> grande maioria das vezes não é ele quem afoga, mas sim o Zope.

Sim, que o Zope na maioria das vezes é o problema nem se discute, mas
eu não quis criticar o Squid, apenas disse que nos cenários que tenho
visto, e nas opções que tenho tido, o Squid tem se mostrado a pior
delas.

Mas existem casos onde TEM de ser ele, como ambientes onde a
ferramenta é homologada e já está em produção, não podendo ser
trocada.

> Um squid bem configurado funciona bem SIM.

Sim, isso é verdade, o que disse é que mesmo um Squid bem configurado
não bate o Varnish em performance, por questões de arquitetura, et al.

Mas que ele funciona, funciona redondo (principalmente configurando
storages assíncronos e não esquecendo o rotate dos arquivos de log).

> Agora, tem de gente configurando Squid como open-proxy por ai...

O que tenho visto é o pessoal configurar o Squid como um reverso,
usando os scripts do cachefu para filtras as URLs que o user pode
utilizar, mto embora, também já tenha visto disso por ai.

Obrigado pelas respostas, Xiru.

--
Douglas Soares de Andrade
== Archlinux Trusted User and Developer - dsa

Responder a