2009/3/9 xandebsb2009 <xandebsb2...@yahoo.com.br>

> Prezados,

Boa tarde.

> Como que eu faço para pegar os dados do MySql e importá-los para o Plone?
> Estou precisando fazer isso.

A gente desenvolveu um novo produto para notícias e imagens, e nele tem um
mecanismo de importação de notícias, então se teu caso é esse já tem uma
solução pronta.

Falando um pouco do produto, e do que ele tem.

*Um novo tipo Imagem
*

Que é configurável, você pode:

   - desabilitar a imagem padrão do Plone (para não confundir o usuário
   final)
   - habilitar a página de direitos autorais (exibida quando a imagem
   fullsize é exibida, você concorda e só então pode ver a imagem)

*Um novo tipo Notícia
*

Que basicamente tem habilitada a funcionalidade descrita abaixo

*Organização de Notícias
*

É um mecanismo automático de organização das notícias, ele (caso acionado,
não é padrão) verifica se existe esta estrutura:

2009 (ou ano corrente) > março (ou mês corrente) > dia corrente > aqui é
criada a notícia

Caso não exista a estrutura, ele cria a estrutura e depois a notícia. Esta
estrutura é configurável, você cria como quiser.

*Envio de Newsletter
*

Ele envia newsletter, e tem algumas configurações.

*Cadastro*

Existe um cadastro para o envio, neste cadastro você escolhe entre 2 tipos
de cadastros, um simples (com nome e e-mail) e outro com mais campos(como
sexo, idade, estado e cidade), isto para que seja possível efetuar envios
segmentando o público alvo

*Envio*

Você pode dizer quem são:

   - Remetente
   - Assunto do e-mail
   - Imagem de cabeçalho do e-mail
   - O texto do cabeçalho do e-mail
   - O texto do rodapé do e-mail
   - Filtros

Você ainda pode filtrar:

   - As notícias que serão enviadas (por período)
   - O público alvo
   - Periodicidade

Você pode dizer com qual periodicidade você quer que o Portal envie a
newsletter

*Importação de Notícias Externas
*

Esse mecanismo é feito justamente para quem tem Notícias em outra
plataforma/sistema e agora está usando Plone, porém quer manter seu
histórico de notícias no novo Portal. Ele utiliza um arquivo XML com os
dados, facilmente gerado, e com estrutura flexível.

Nele você pode apontar:

   - Se a notícia que será importada vai ser importada como a notícia do
   liberiun.portal.news, ou se vai ser importada como a notícia padrão do Plone
   - Qual é o arquivo XML
   - Se você deseja que as tags HTML que possam existir devem ser removidas
   - Se deseja a criação da estrutura de pastas
   - Qual é a pasta do Portal que vai receber os objetos criados
   - Por último, você mesmo diz qual é a estrutura do XML desejada

*Cases*

Alguns dos nossos clientes que estão usando:

   - Caixa Econômica Federal
   - Comitê Paraolímpico Brasileiro
   - Direitos da Criança e do Adolescente
   - Hot Site Pequim (Paraolimpíadas)
   - Conselho Federal de Administração
   - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

O produto encontra-se disponível no nosso repositório open source:

https://code.liberiun.com/liberiun.portal.news/trunk/

Existem outros produtos também (https://code.liberiun.com/), vamos fazer o
lançamento oficial de todos os nossos produtos no nosso portal em breve.

Um abraço.

Rodrigo Castardo
Liberiun
COO