Opa Ismael,

Primeiro, qual a distro Linux que você está usando? O Linux já vem com
Python instalado, sendo assim o que você precisa fazer é atualizar o pacote
da sua distro, mas não installe Python 2.5, por que o Zope e Plone não vai
rodar sobre ele ;)

Se sua distro for um Debian por exemplo, ou algo baseado em Debian, basta
dar um sudo apt-get install python2.4

Quanto a questão de buildout, recomendo começar com essa leitura
http://plone.org/documentation/tutorial/buildout e também na internet você
vai encontrar muitos outros materiais e exemplos ;)

Boa sorte, qualquer coisa posta ai...

Att,

Cleber J Santos
cle...@simplesconsultoria.com.br