2009/7/31 Alexandre Marinho <lyrale...@gmail.com>

> Acredito que a grande quantidade de dados não seja uma limitação do ZODB,
> usando corretamente o catalogo e so "acordando" os objetos quando for
> estritamente necessário... o único problema será o tamanho do Data.fs que
> realmente pode chegar em gigas.

Concordo que podemos ter o ZODB mesmo em casos com muitos dados, as vezes
temos que tomar alguns cuidados, mas toda aplicação grande precisa de
cuidados, mesmo em base relacional.

> Á unica situação em que usei uma base relacional foi quando precisava fazer
> soma e agrupamento de valores. Ai era mais fácil utilizar SQL no lugar do
> ZODB.

Eu fiz um produto que pode-se utilizar para fazer o agrupamento, ai não
precisei usar SQL \o/

http://pypi.python.org/pypi/collective.pivottable

Sobre utilizar o SQL, eu acho tão simples e eficiente utilizar o ZODB que
prefiro ficar com ele, eu usava muito SQL em outros tipos de aplicação, mas
é tão bom viver sem ele. :-)

Até mais,
--
Luciano Pacheco