Fala pessoal.

Bom, o Pablo respondeu mto bem e sobra pouco pra falar.

A nossa visão aqui é não misturar alhos com bugalhos.

Onde alhos e bugalhos seriam respectivamente gerenciamento de conteúdo
e aplicações. Gerenciamento de conteúdo vai muito bem com ZODB, já
aplicações nem tanto. Por exemplo, se você for fazer uma aplicação que
lida com transações financeiras use um banco relacional.

Em casos onde mesmo a informação de conteúdo de um portal é grande,
você tem artifícios como o FSS[1] e o Catalog mencionado pelo Marinho.
Como no caso do pessoal da EBC (antiga RADIOBRAS), eles tem as
notícias todas em ZODB (e estamos falando de uns 10G pelo menos) e os
infográficos (imagens em alta, vídeos, flash, etc...) estão todos em
File System (na época somavam 40G).

Com os binários em FS você pode trabalhar mais tranquilo com o ZODB. É
a mesma coisa que fazemos com streaming por exemplo, os vídeos estão
em FS e o conteúdo todo em ZODB.

Abraços.

[1] http://plone.org/products/filesystemstorage

2009/7/31 Luciano Pacheco <lucm...@gmail.com>:

> Concordo que podemos ter o ZODB mesmo em casos com muitos dados, as vezes
> temos que tomar alguns cuidados, mas toda aplicação grande precisa de
> cuidados, mesmo em base relacional.

> Eu fiz um produto que pode-se utilizar para fazer o agrupamento, ai não
> precisei usar SQL \o/
>
> http://pypi.python.org/pypi/collective.pivottable
>
> Sobre utilizar o SQL, eu acho tão simples e eficiente utilizar o ZODB que
> prefiro ficar com ele, eu usava muito SQL em outros tipos de aplicação, mas
> é tão bom viver sem ele. :-)
>
> Até mais,
> [...]

Rodrigo Castardo
Liberiun