Oi André,

é difícil dizer porque as mensagens estão sendo consideradas como SPAM
sem ver os cabeçalhos de uma mensagem dessas; uma das que tenha sido
entregue e considerada como SPAM.

Um dos motivos prováveis é que seu envio não esteja respeitando o SPF

http://www.openspf.org/

Está além do escopo dessa lista discutir SPF, mas tem bastante
material no site acima para voce estudar.

Outro provável motivo é que quem esteja recebendo essas mensagens
esteja marcando ela como SPAM. Assim, quando muitos o fazem, o gmail
"aprende" que essa mensagem é SPAM e já vai colocando mensagens
semelhantes a essa e destinadas a outros usuários do gmail também no
label de SPAM.

Há recomendações a serem seguidas no envio massivo de mensagens. Eis
as recomendações mais conhecidas

http://www.sympa.org/faq/bulk_mail_sending

Se você seguir as recomendações acima, enviar mensagens apenas para
quem solicitou e observar o SPF, há pouca chance de você ser
considerado spammer.

Apenas uma coisa é certa: culpa do Plone não é ;)

Att.

Fabiano Weimar

--
Fabiano Weimar dos Santos [Xiru]