Este objeto pode estar travado no WebDAV Lock Manager.
Para desbloquear entre na ZMI do seu zope vá até seu Root Folder e
clique em control_panel, ao lado terá a opção WebDAV Lock Manager.
Clique nele e na caixa localize o caminho onde está o objeto por
completo. voce pode colocar apenas / se não souber. Desbloqueie o
objeto depois você poderá excluir.

Infelizmente não é isso.

Eu disse que tinha resolvido o problema, porém quando eu criei uma
instancia nova, o owner continua sem permissão de excluir os objetos,
mesmo com as permissões no container. Eu checo no workflow do
container e as permissões estão "setadas", porém, o problema persiste.

aqui está o definition.xml:

http://pastebin.org/16216

abraços!

--