Olá, Ezequias.

Você terá que criar um external method com a função de envio de email.
Por external method, se encontra alternativas para o excesso de
segurança do Plone.

security.declarePublic('enviaEmail')
def enviaEmail(self outros_parametros):
      plone_utils = getToolByName(self, 'plone_utils')
     try:
         host = self.MailHost
         host.send(mail_text)
         plone_utils.addPortalMessage(_(u'Email enviado com sucesso!'))
     except:
         plone_utils.addPortalMessage(_(u'Problema no sistema de
mensagens! Contacte o administrador.'))

É por aí...

Valeu!

--