Não entendi direito o que vc quer fazer, mas algo parecido com o que você
disse e eu já usei é:

Fazer um script e rodar no Zope da seguinte forma:

bin/instance run path/script.py

Para aprender a usar a API do Zope/Plone recomendo você levantar o servidor
em debug e "conversar" com seu Zope, os mesmos comandos que você usa no modo
debug poderá user usado no script.py.

bin/instance debug

http://wiki.zope.org/zope2/HowToBecomeManagerInDebugger
http://wiki.zope.org/zope2/HowToFakeREQUESTInDebugger

Quando cair no prompt:

Import algumas coisas:

from AccessControl.SecurityManagement import newSecurityManagerfrom
AccessControl.SecurityManager import setSecurityPolicyfrom
Testing.makerequest import makerequestfrom
Products.CMFCore.tests.base.security import PermissiveSecurityPolicy,
AnonymousUser, OmnipotentUser

# autenticando como admin

newSecurityManager(app, context.acl_users.getUser('admin'))

# fazer um request fake, pq várias coisas precisam do request para funcionar

app=makerequest(app)

Eu uso esse tipo de script para criar conteúdos em massa no Zope/Plone, por
exemplo em migrações de conteúdo.

Até mais,

--
Luciano Pacheco