Grato,

2010/2/11 erick <erick_gall...@hotmail.com>

> [...]
> creating /usr/lib/python2.4/site-packages/setuptools-0.6c11-py2.4.egg
> Extracting setuptools-0.6c11-py2.4.egg to /usr/lib/python2.4/site-packages
> Adding setuptools 0.6c11 to easy-install.pth file
> Installing easy_install script to /usr/bin
> Installing easy_install-2.4 script to /usr/bin
>
> Installed /usr/lib/python2.4/site-packages/setuptools-0.6c11-py2.4.egg
> Processing dependencies for setuptools==0.6c11
> Finished processing dependencies for setuptools==0.6c11

> er...@----:~/Documentos$ sudo easy_install-2.4 PIL
> *** TKINTER support not available (Tcl/Tk 8.5 libraries needed)

[...]

> Finished processing dependencies for PIL

> Aparentemente tudo ocorreu corretamente.
> Então fiz um teste rápido.
>
> er...@----:~$ python2.4
> Python 2.4.6 (#2, Jan 21 2010, 23:45:25)
> [GCC 4.4.1] on linux2
> Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
> >>>

> A importação da mostra que a PIL está instalada corretamente, no entanto na
> instalação o erro persiste.

Perfeito, você tem o PIL no python 2.4 do seu sistema.

> er...@---:~$ sudo ./install.sh standalone
> Stand-Alone Zope Instance selected
>
> Detailed installation log being written to
> /home/erick/Downloads/Plone-3.3.4-UnifiedInstaller/install.log
>
> zlib installation: no
> libjpeg installation: no
> Root install method chosen
>
> Installing Plone 3.3.4 at /usr/local/Plone
>
> Skipping zlib compile and install
> Skipping libjpeg compile/install
> Skipping readline compile/install
> Python found at /usr/local/Plone/Python-2.4/bin/python; Skipping Python
> install.

Aqui você pode ver que ele não está usando o seu python do sistema, ele está
usando um python próprio da sua instalação via UnifiedInstaller.

Remove esse cara: /usr/local/Plone e faz a instalação novamente.

Pois na primeira vez que você instalou, o PIL deu problema na compilação por
causa da ausência dos headers da zlib

[....]

[...]

> Esses pacotes você baixou um a um?
> Pois não os encontro nos repositórios.

Esses nomes são de pacotes .rpm utilizados no CentOS, você precisa dos nomes
dos pacotes no Ubuntu.

>  --- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, Vanderson Mota dos Santos
> <vanderson.m...@...> escreveu

Aqui está o nome de alguns pacotes para Ubuntu :-) Provavelmente esse
zlib1g-dev resolva o seu problema de compilação do PIL durante a instalação
do UnifiedInstaller.

Outro pacote que é bom você dar uma olhada é o libjpeg-dev (não sei o nome
exato), pois se você não tiver esse pacote, o seu PIL ficará sem suporte a
jpg e ao subir uma imagem .jpg no Plone vai dar erro.

Para gerenciar os pacotes em linha de comando eu costumo utilizar o *
aptitude*, que eu acho mais fácil para ficar navegando nos pacotes. O
aptitude é o Synaptic da linha da linha de comando. ;-)

Comandos do aptitude:
*/*  # permite fazer buscas
*+* # marca o pacote para instalação
*-*  # marca o pacote para remoção
*=* # marca o pacote para manter a versão (sem atualizar)
*g* # go! tipo um: "Já marquei tudo que eu queria, agora pode prosseguir",
ele vai fazer um resumo do que será feito, deopis é só apertar *g* de novo
(ou *q* para voltar)
*q*  # volta, se estiver no primeiro nível da árvore de pacotes ele irá sair
*u*  # update (atualiza os dados dos pacotes e repositórios)
*U*  # upgrade (marcar os pacotes que tem atualização)
*F10* # acessa os menus da janela, mas eu nunca uso :-)

Até mais,
--
Luciano Pacheco
blog.lucmult.com.br