Anna,
você pode restringir uma pasta para aceitar somente arquivo.
Configure isso na própria pasta do plone como administrador. Há um link
"restrições" no menu "adicionar item" .
Quanto ao arquivo ser pdf acho que você terá que mexer no validate do
arquivo para verificar o mimetype (testar a extensão pode ser uma boa, mas
fácil de bular por um usuário "espertinho")
Outra possibilidade é usar  "recipes" um deles é o atcontenttypes-conf que
permite algumas configurações de um tipo como tamanho máximo,etc.
Investigue outros.

É isso.

--
Cordialmente,