2010/4/26 Jean Rodrigo Ferri <jeanfe...@gmail.com>

> Olá pessoal,
>
> Pelo que eu andei lendo o Zope3, a partir da versão 3.5 vai passar a se
> chamar BlueBream[1]. Diante dessa mudança (bem tarde por sinal) alguém
> sabe o que vai acontecer com o Zope2? E com o Plone?
>
> [1] http://bluebream.zope.org/

Jean, o que sei é a Zope Corporation juntamente com a comunidade tem
mostrado muitos esforços para tornar o que conhecemos hoje como Zope 3 para
o Zope Toolkit[1]. O Zope Toolkit é tudo o que o Zope 3 tem só que com uma
cara de "framework" e não em um servidor de aplicação web como muitas vezes
o Zope é interpretado.
Com isso outras alternativas de uso como o Grok, BlueBream,BFG,etc irão se
beneficiar desse framework e imagino que isso irá acontecer em um curto
prazo de tempo. Acredito que isso irá acontecer naturalmente para o Zope2 e
para o Plone. Me recordo de ler em alguma maillist que o código do Plone 4
já irá usar o zopetoolkit. O framework Grok já está funcionando com o
zopetoolkit.[2]
Resumidamente : Acredito que vai ser uma tendência natural a migração dos
projetos Zope2 e Plone para o zopetoolkit e não para o BlueBream que será
outro framework, digamos que um concorrente. :)

[1] - http://docs.zope.org/zopetoolkit/ .
[2] - http://www.gossamer-threads.com/lists/zope/announce/224061

--
http://dmpinheiro.blogspot.com