O Zope Toolkit (ZTK) é um conjunto de bibliotecas, originárias do projeto
Zope 3, que podem ser reutilizadas por diversos frameworks ou servidores de
aplicação (Zope 2, BlueBream, Grok, repoze.bfg, etc.).  O Zope 3 foi
desmembrado nos seguintes componentes;

- Zope Component Architecture (ZCA)
- conjunto de bibliotecas (ZTK) definidas pela comunidade como núcleo do
projeto
- servidor de aplicação (BlueBream)

Nesta página há um glossário resumido do mundo Zope (
http://docs.zope.org/zopetoolkit/about/concepts.html).

Ao que eu saiba, o Zope 2 continuará sendo mantido e desenvolvido pela
comunidade e não há planos para que seja descontinuado ou substituído num
futuro próximo.  A utilização do ZTK no Zope 2 já ocorre a algum tempo, mas
não há como o Zope 2 ser substituído por um produto baseado apenas no ZTK.
 São dois "bichos" muito diferentes, com concepções de projeto bastante
distintas (uma das razões para a adoção do nome BlueBream).  A convergência
deve se dar na continuidade da utilização de bibliotecas comuns, mas a
arquitetura e a forma de desenvolvimento continuará diferente.

Creio que com a grande base instalada e como a comunidade em torno do Zope 2
é muito forte, seu futuro próximo está garantido.  A título de informação, o
Plone 4 utiliza as seguintes teconologias: Python 2.5 ou 2.6, Zope 2.12 e
CMF 2.2.

Uma notícia interessante é que recentemente o release manager do Zope 2
passou a ser Hanno Schlichting, que também é o release manager do Plone 4.
 Logo que assumiu o cargo ele deixou claro que gostaria de atrelar as
distribuições do Zope 2 às do Plone, o que pode ser uma boa notícia para o
mundo Plone.

Zénrique

Em 27 de abril de 2010 06:27, Diego Manhães Pinheiro
<dmpinhe...@gmail.com>escreveu:

> 2010/4/26 Jean Rodrigo Ferri <jeanfe...@gmail.com>
>
> Olá pessoal,

> Jean, o que sei é a Zope Corporation juntamente com a comunidade tem
> mostrado muitos esforços para tornar o que conhecemos hoje como Zope 3 para
> o Zope Toolkit[1]. O Zope Toolkit é tudo o que o Zope 3 tem só que com uma
> cara de "framework" e não em um servidor de aplicação web como muitas vezes
> o Zope é interpretado.
> Com isso outras alternativas de uso como o Grok, BlueBream,BFG,etc irão se
> beneficiar desse framework e imagino que isso irá acontecer em um curto
> [...]

Responder a