From: César
Sent: Thursday, October 17, 2002 11:11 AM
Subject: [Educação ambiental] Re: Re: [ Educação ambiental] uso inadequado

Junto-me ao coro daqueles que lutam e debatem por espaços livres para o diálogo.
A indignação tanto como o apreço fazem parte de um comportamento convergente para a retórica da política que não se exaure de nenhum aspecto a ser descutido. Em outras palvras, a manifestação espontânea deve ser respitada em todos os aspectos. Não podemos segregar, neste exato momento, a conotação política que se vetoriza em qualquer direção que desejemos discutir. Nos bares, praias piscinas, igrejas, lojas, bem como outros ambientes, o assunto é este. É salutar a discussão, e mais ainda no universo dos privilegiados intelectualmente, pois isto favorece a formação de opiniões em ambiente nos quais este entes atuem. somos responsáveis por aquilo que pensamos e falamos. Não devemos vetar a manifestação espontânea daqueles que tanto tempo tiveram, por imposição, que permanecer calado.
Em particular não gostei do que vi no programa eleitora do candidato José Serra. Conduzir o povo ao medo não é o mesmo que discutir idéias nem expressar o seu apreço ao candidato. Um artista, que tem a sua influência de opinião maximizada por conta da sua imagem devidamente construída no labor do exercício de sua função, deveria julgar aquele em quem acredita e não desfazer daquele a quem ignora. Não sejamos maldosos no nosso julgamento com a intenção clara de prejudicar. Expressar opinião não concorre com julgamnetos preconceituosos, mas até a Regina tem o seu direito de dizer o que quer e o que pensa. Pena que nenhum de nós tenhamos o mesmo espaço que ela para fazê-lo. Desta forma, achei realmente uma covardia. Imaginemos se o candidato Luiz Ingnácio, resolvesse emitir a sua opinião sobre a atriz e o fizesse da mesma forma. Será mesmo que julgar as pessoas com a intenção clara de favorecer outrem é democracia? Tenho dúvidas quanto a isto. Eu particular ment enunca gostei dos personagens da exelente atriz regina Duarte, com excessão da viúva porcina. Mas isto não é razão para que eu me manifeste propagandiando o meu pensamento com a clara intenção de atingir a pessoa que é a Regina.
Democraticamente peço que continuemos qualquer discussão com a mesma educação e ética que merecem todos os assuntos.

César Ribeiro