Companheiro, acho muito dificil resolver seu problema postando aqui na lista, pois as dúvidas são muitas. Aconselho a seguir o amigo, ou seja, peça ao chefe p/ deixar isso mais p/ frente, ou contrate um profissional, diga que em primeiro momento, vc ainda não tem conhecimento suficiente p/ "tirar a solução do papel". Pelo que falou, não vejo sequer necessidade em ter o Asterisk instalado ai.... Porém se realmente quer o Asterisk, é so configurar a conta voip na vono p/ receber chamada no asterisk e quando uma chamda entrar, encaminhe p/ uma conta SIP do seu ATA PAP2T, sendo este ligado direto em posição de tronco no PABX.
    O caminho é esse.