Prezado Prof. Alcides,

Como desdobramento de entendimentos havidos junto ao MAPA relativos ao Programa
de Avaliação de Germoplasma Superior, do qual o Sr. é um dos membros indicados
pela ABCB, foi solicitado a nosso representante no sub-grupo de "avaliação de
material genético" a proposição de um convenio visando a realização de "Teste
de Progênie de Bubalinos Leiteiros" o que foi feito, nos moldes e dimensão por
eles solicitados.

Tratando-se de um programa oficial, deve o mesmo respeitar a legislação
brasileira no que se refere à metodologia de avaliação das lactações do animais
estabelecida na Portaria n. 45 de 1986 e serem os mesmos formalmente
identificados através de sua inscrição do Livro de Registro Genealógico da
ABCB, aliás, recomendações semelhantes foram definidas no Workshop on Animal
Recording for Improved Breeding and Mangement Strategies for Buffaloes
promovido  pelo ICAR em Bled-Slovenia em 2002 e hoje aplicadas em todas as
regiões onde se desenvolvem programas de avaliação e melhoramento com alguma
eficiência.

A exemplo do que ocorrera com sua própria solicitação ao então presidente do
CNPQ (que inclusive incluiu uma visita do mesmo a Fazenda Paineiras), a
subvenção "prometida" pelo MAPA é insuficiente para a realização de um programa
com a amplitude que entendemos necessária, daí a necessidade de buscarmos
racionalizar a metodologia e a logística a ser utilizada buscando maximizar o
número de animais avaliados dentro dos parâmetros exigidos (padronização do
controle, supervisão e identificação dos animais). A solicitação de montarmos
"grupamentos" de propriedades é uma ação neste sentido posto que deverá
propiciar redução de custos com deslocamentos e envio de material.

Sendo o valor do leite bubalino intimamente ligado ao seu maior rendimento
industrial, entendemos que a avaliação da composição química do leite, caso
seja viável, será um elemento de extrema relevância no processo seletivo (na
Itália, por exemplo, os animais são rankeados em função de potencial de
produção de mozzarella, e não pelo total de leite produzido). Já a dosagem de
uréia (que pode ser feita no leite do "tanque") é coadjuvante bastante útil ao
criador na avaliação do estado nutricional de seu rebanho.

A iniciativa da ABCB não visa substituir ou concorrer com qualquer programa em
curso, mesmo porque enquanto Instituição, reiteradas vezes se colocou à
disposição de quaisquer iniciativas sérias e desinteressadas visando o
desenvolvimento da bubalinocultura nacional e pretende que se caminhe, na
medida do possível, num sentido único e com forte intercâmbio de ações visando
nosso interesse maior que é o búfalo.

A despeito disso, a fase que nos encontramos é de aferição do interesse dos
criadores em realizar um controle nos moldes propostos para só então, no âmbito
do Conselho Deliberativo Técnico(CDT) da ABCB, órgão do qual o Sr., aliás, é
membro integrante, definirmos a metodologia a ser empregada e a equipe disposta
a conduzi-lo, buscando a sinergia de recursos materiais, financeiros e humanos
hoje disponíveis e procurando caminhar para a padronização e maior
universalização possível não só na identificação de prováveis doadores de
germoplasma, mas principalmente, como procurei destacar em meu email sobre
"seleção", da importância de que cada criador efetue, de maneira padronizada,
controles produtivos, reprodutivos e genealógicos em seu rebanho, que reputo
como instrumentos fundamentais para um progresso na busca de uma maior
produtividade de cada rebanho e, cujos dados assim obtidos, permitirão
identificar animais melhoradores no rebanho nacional e, por estarem
registrados, permitirão garantir sua rastreabilidade e identidade. No que diz
respeito à  eventuais divergencias quanto à metologia e parâmetros técnicos a
serem adotados no programa, reitero pois o convite para que integre o forum que
me parece adequado à sua discussão, o CDT.

Atenciosamente

Otavio Bernardes