Caro senhor Migliorini

Posso apontar algumas causas para o que aconteceu em sua propriedade.
Dificilmente um Médico Veterinário capacitado, com experiência em diagnóstico de
gestação comete o erro de 10% no diagnóstico, independentemente se ele trabalha
com bovinas ou bubalinas. Geralmente, o erro que pode ocorrer está relacionado
à previsão de parto. Bovinas apresentam aproximadamente 1 mês a menos de
gestação que bubalinas, o que pode confundir quem não tem experiência no
trabalho reprodutivo com alguma das duas espécies. Neste caso, as búfalas
poderiam adiantar ou atrasar os partos, mas não ficar ser parir.
Quanto as prováveis causas para este "erro", permita-me citar algumas:
1- Stress calórico: Dependendo do período de gestação, elevações na temperatura
ambiente podem ocasionar o abortamento.
2- Stress nutricional: Carência alimentar pode ocasionar grande perda de peso
das fêmeas gestantes, o que pode ocasionar abortamento.
3- Problemas sanitários: Doenças como brucelose e leptospirose, além de outras,
podem ocasionar o abortamento. Cito brucelose e leptospirose pois são zoonoses
que comumente ocasionam abortamentos tanto em bovinas quanto em bubalinas.

Caso não seja rotina em sua propriedade, sugiro que o senhor faça exames
periódicos de brucelose nas búfalas. A brucelose é e, em seu caso, pode ser uma
das prováveis causas da ausência de 10% de nascimento de bezerros das búfalas
diagnosticadas como prenhes. Se alguma das fêmeas apresentar resultado positivo
ao exame, descartar (sacrificar) os animais.
Caso também não seja rotina em sua propriedade, sugiro a vacinação contra
brucelose de todas as fêmeas entre 3 e 8 meses de idade. Isso ajuda no controle
da doença na propriedade e protege aproximadamente 70% das bezerras vacinadas
desta doença.

Espero ter contribuido e, de alguma forma ajudado na resolução deste problema
Coloco-me a disposição para eventuais esclarecimentos
Um grande abraço
Nelcio

Citando Bubrasil <[EMAIL PROTECTED]>:

> 450