Questão para os amigos veterinários:
  Um senhor me falou que antigamente, quando não se dispunha dos remédios mais
sofisticados de hoje, quando um animal (égua, vaca, búfala ou cabra)
apresentavam sintomas de infecção uterina (geralmente pós parto), que o recurso
que usavam era FAZER UM SACHÊ COM FILÓ (pano fininho) RECHEADO COM UMA CEBOLA
PICADINHA, AMARRANDO NUM BARBANTE LONGO QUE ERA COLOCADO NO COLO DO ÚTERO
UTILIZANDO UM CANO PEQUENO, EMPURRANDO O SACHÊ DE DENTRO DELE COM UMA VARINHA.
AGUARDAVA-SE DOIS DIAS E O SACHÊ ERA ENTÃO RETIRADO, PUXADO PELO BARBANTE.
(TUDO LIMPO E DESINFETADO). Disse que em 90% dos casos eles curaram o problema
com esse procedimento. Se necessário, repetia-se a dosagem por mais 2 dias.
  PERGUNTO:
  Num caso emergencial, essa prática pode resolver o problema mesmo?
  Eu temei com ele, duvidei. Mas ele me afirmou convicto que funciona.
  Afinal, existe algum fundamento nisso?
  Abraços,
  Ronaldo C.Garcia