  De: Marilia Viviane Snel Oliveira
  Para: bufalos@yahoogrupos.com.br
  Assunto: Re: [bufalos] fato preocupante

  Sr. Paulo
  Pelo o que o senhor falou parece ser um quadro de anemia e icterícia.
  Nisto se enquandra babesiose, anaplasmose e leptospirose (as duas primeiras
  transmitidas pelo carrapato).
  Acho que tem mais possibilidade de ser babesiose ou anaplasmose. Como o
  Bufalo "pega" muito pouco carrapato, não estando assim imunizado contra
  estas duas doenças, quando "pega" algum carrapato (mesmo poucos, que nem
  chegamos a perceber) pode ficar doente. Como são animais muito fortes só se
  percebe quando a anemia já é muito alta. Ou em outros casos pode acontecer
  como com o seu animal, perde estado, arrepiado e em um exame clínico se
  percebe a
  doença.
  Aproveito para relatar um caso que tivemos aqui: de manhã na ordenha se
  observou que a bufala estava apática, meio triste e produziu pouco leite.
  Em seguida foi examinada apresentando anemia e icterícia. O hematócrito já
  estava em 8. (normal entre 30 e 40 ), sangue fica com aspecto aguado. Na
  minha prática, bovino com este hematócrito não aguenta ficar em pé.
  Além da medicação normal foi necessário realizar transfusão de sangue
  durante 3 dias. Tratava-se de uma femea recem parida, consequentemente
  vazia, e 28 dias após esta bufala apresentou sinais de cio, foi
  inseminada e ficou prenhe. É um animal fantástico!
  Atenciosamente
  Marilia Viviane Snel de OLiveira
  Médica Veterinária
  UPIS-Faculdades Integradas