Prezados amigos e diletas amigas
No domingo regressei ao Brasil depois de doze lindos dias na Colômbia. Visitei
a Fazenda Fortaleza, da primeira dama da bufalinocultura continental, a
inefável Claudia Patrícia Roldán e a Fazenda Belterra, do príncipe dos
bufalistas colombianos, o gentleman Ricardo Botero Jaramillo, onde se
desenvolve interessante projeto de Pastoreio Voisin. Estive com Dr.  Mariano
Gutiérrez, que numa larga noite,  me mostrou todos os dados técnicos e os
aspectos científicos de manejo e de etologia dos búfalos que desenvolve em Los
Pájaros. Na conferência de três horas na Universidade de Antióquia (Medellín),
à qual acorreram mais 300 pessoas entre estudantes de ciências agrárias de
graduação e pós-graduação, professores e criadores de búfalos e bovinos, não
deixei de citar a espécie que nos une e anima. O salão era pequeno e tinha
gente de pé e até sentada nos corredores. Voisin e búfalos estão com ibope alto
na Colômbia. Por indicação do grande Jonas Assunção, visitei em Planeta Rica a
fazenda de seu amigo Jairo Fernández, um fidalgo na mais estrita acepção do
termo. Sua família me recebeu com um nível bem acima de meu merecimento, mas
essas deferências todas a mim tributadas creditei-as ao prestígio do Jonas.  O
jantar estava supimpa e lá vai o cardápio: chorizo a moda cordobesa, asado de
punta de anca, aguacate, yuca con suero, arroz con coco, ensalada de lechuga y
tomate, arequipes de postre, café gourmet. Uma maravilha, em especial o arroz
com coco e a mandioca com coalhada, complementos requintados para a carne. Que
classe de gente essa! No Seminario Internacional Competitividad Carne y Leche
Trópico Bajo, realizado nos dis 21 e 22SET em Planeta Rica sob os auspísicios
de Colanta, a maior cooperativa agríciola colombiana, tocou-me o privilégio de
clausurar o evento. Falei de Voisin e de búfalos, sem deixar de focar a atual
conjuntura favorável da carne e do leite para quem utiliza racionalmente suas
pastagens. Venezuela é franca importadora de carne, leite e animais, bovinos e
bufalinos, e a Colômbia só não manda mais porque não tem. Só para informar, um
litro de leite de vaca vale o equivalente a R$1 o litro; o de búfala está
cotado na Colanta a R$1,40. Tinham o evento programado para 250 pessoas, mas
tiveram que aceitar 456 inscrições, ninguém queria ficar de fora. Obrigou-se
Colanta a armar uma grande lona para acomodar o público que ouviu com atenção
os 14 conferencistas. Ao iniciar minha fala (498 pessoas me escutaram) disse
com orgulho que já tinha falado en distintos ambientes, mas que aquela era a
primeira vez que ditava conferência em um circo. A região de Córdoba tem um
potencial de desenvolvimento pecuário raramente encontrado em qualquer outra
região do mundo. Oportunamente falarei mais desse tema, já que fui contratado
para prestar consultoria em quatro fazendas da região.
Agradeço ao Jonas pela oportunidade e a honra que me concedeu ao ser seu
representante junto a gente tão gentil e qualificada. Procurei fazer-me digno
de tão difícilo missão.
Um abraço a todos e a todas
Humberto Sorio